IEWD 2023
Com o intuito de permitir que um numero maior de pessoas tenham acesso a informação e também possam destinar seus resíduos corretamente a FMV Engenharia distribuiu diversos ecopontos na cidade de Ribeirão Preto. Nossas portas também estarão abertas para o recebimento dos resíduos.
Alguns condomínios também receberam caixas para que as famílias possam colocar seus resíduos.
O lixo eletrônico será separado e dividido em duas categorias, os que podem ser recuperados e voltar ao uso e os que devem ser desmontados e cada tipo de material destinado para fábricas onde será reciclado e voltar a ser matéria prima. Vamos conectar as pessoas e incentivá-las a reciclar seus resíduos eletrônicos, para depois dar a destinação adequada e preservar nosso planeta.
Você pode reciclar qualquer coisa com um plugue, bateria ou cabo! Dia Internacional do Lixo Eletrônico para lançar luz sobre o lixo eletrônico “invisível”.
De acordo com a ONU, serão produzidos 8 kg de lixo eletrônico por pessoa em todo o mundo em 2023. Isto significa 61,3 milhões de toneladas de lixo eletrônico descartadas num ano esse número é maior que o peso da Grande Muralha da China. Dessa quantidade gerada, apenas 17,4% destes resíduos serão reciclados, o restante 50,6 milhões de toneladas não terão sua destinação correta, sendo enviados a aterros ou queimados ou simplesmente serão acumulados nas casas das famílias.
Este ano o tema é “Você pode reciclar qualquer coisa com plugue, bateria ou cabo!” destacando a questão do lixo eletrônico invisível pois existem muitos itens eletrônicos que muitas vezes as pessoas não sabem que possam ser reciclados.
O que é o lixo eletrônico invisível?
O lixo eletrônico invisível refere-se ao lixo eletrônico que passa despercebido devido à sua natureza ou aparência, levando os consumidores a ignorar que ele possa ser reciclável.
Alguns exemplos deste tipo de lixo eletrônicos são: brinquedos elétricos e eletrônicos, cigarros eletrônicos, fones de ouvido, rádios, ferramentas elétricas, detetores de fumaça, relógios inteligentes, dispositivos domésticos inteligentes, bicicletas elétricas ou simplesmente cabos.
Por que o lixo eletrônico invisível é um problema?
De acordo com o estudo desenvolvido em 2022 pelos membros do UNITAR e do WEEE Forum em 6 países (Reino Unido, Itália, Portugal, Roménia, Eslovénia e Países Baixos), uma família tem em média 74 produtos eletrônicos, destes produtos 13 vão ser acumulados (9 deles não utilizados, mas funcionando e 4 quebrados). Os pequenos produtos eletrônicos e acessórios como fones de ouvidos e controles remotos estão no topo da lista de produtos acumulados. Se estes dispositivos permanecerem nas gavetas e nos armários, os recursos valiosos que contêm não poderão voltar a entrar no ciclo de produção e serão perdidos.
Quando os dispositivos e componentes eletrônicos são eliminados de forma inadequada por não terem sido reconhecidos como lixo eletrônico, muitas vezes acabam em aterros sanitários ou incineradores. Esses produtos contêm várias substâncias perigosas, como chumbo, mercúrio, cádmio e retardadores de chama, que podem infiltrar-se no solo e nas fontes de água, poluindo os ecossistemas e representando riscos para a saúde humana.
Estes dispositivos também contêm recursos valiosos, incluindo metais preciosos como ouro, prata e cobre, bem como elementos que são utilizados para a produção de novos dispositivos eletrônicos. Quando o lixo eletrônico não é reciclado adequadamente, esses materiais valiosos vão para o lixo. A mineração e a extração de novos recursos para satisfazer a procura de nova produção eletrônica contribuem para o esgotamento de recursos finitos e intensificam os danos ambientais.